Curso de Gradua��o

Prezados Conselheiros e Líderes Comunitários

·

É com grande satisfação que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, do Ministério da Justiça e com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, encerra a segunda edição do Curso “Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”.

Nesta edição, o curso superou as expectativas já no processo de inscrição onde tivemos mais de 41.000 inscritos em todo o país para 15.000 vagas. Devido ao grande sucesso de público desse curso, uma nova edição está prevista para o segundo semestre do corrente ano.

Dentre os conselheiros participantes, a maioria são integrantes de Conselhos Municipais de Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Juventude, Saúde, Segurança, Segurança Alimentar, Segurança Comunitária, Idoso, Trabalho, sobre Drogas, Tutelar, Escolar entre outros. Já entre os líderes comunitários, estiveram presentes membros atuantes em Igrejas, Associação de Moradores, Polícia Comunitária, Mulheres da Paz e outros.

Esperamos que este curso tenha contribuído para que você perceba a importância da sua atuação para a efetiva implementação e manutenção de políticas públicas em nível local, contribuindo também para a consolidação de uma rede de proteção ampla e diversificada, fortalecida pela sua ação como agente multiplicador na prevenção do uso indevido de drogas.

Desejamos que todos os conselheiros e líderes comunitários possam aproveitar ao máximo os conhecimentos adquiridos neste curso transformando-os em ações que otimizem a sua atuação junto às demandas de suas comunidades, tendo como foco a redução dos índices de violência e criminalidade associados ao uso indevido de drogas.

Boa sorte a todos!

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD)
Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI)
Ministério da Justiça

Assuntos: Sem categoria

Terceira Teleconferência

·

A Terceira Teleconferência do Curso “Prevenção ao uso indevido de drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias” acontecerá no dia 16 de junho de 2010, das 09h30min às 11h30min.

Nesta transmissão, os conteudistas convidados discutirão o seguinte tema: “Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil: Perspectivas e Desafios”.

Especialistas convidados:

Drª Paulina Duarte – Secretária Adjunta (SENAD)
Prof. Ronaldo Teixeira – Secretário Executivo do PRONASCI
Dr.  Joaquim Domingos – Juiz de Direito do 9º JECRIM – RJ
Prof. Cícero Barboza – Coordenador geral (SEaD/UFSC)
Drª Fátima Buchele – Consultora Técnica-Científica do Curso (UFSC)

A Teleconferência acontecerá ao vivo, na Secretaria de Educação a Distância (SEaD), em Florianópolis, e será transmitida através de streaming, por este Portal.

Minutos antes do início da teleconferência será disponibilizado aqui no Portal e no Ambiente Virtual do curso – um link onde você poderá clicar e assistir o programa.  Nos primeiros 5 min. será exibida uma tela com o logotipo do curso e os contatos para que você possa enviar suas perguntas. 

É interessante assistir ao vivo, justamente para que você consiga interagir. Não perca esta oportunidade de tirar suas dúvidas.

Participe! 

Assuntos: Sem categoria

Convite

·

Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI

Organização Internacional do Trabalho – OIT

Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF

Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Convidam para o lançamento da campanha nacional “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” no marco das mobilizações do 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Data: 10 de junho

Horário: 10h00

Local: Museu da República, ao lado da Catedral

12

Assuntos: Sem categoria

Terceira Teleconferência

·

 

A terceira Teleconferência do Curso acontecerá no dia 16 de junho de 2010, das 09h30min às 11h30min.

Nesta transmissão, os conteudistas convidados discutirão o tema “Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil: Perspectivas e Desafios”.

A Teleconferência acontecerá ao vivo, na Secretaria de Educação a Distância (SEaD), em Florianópolis, e será transmitida através de streaming, pelo Portal do curso e pelo AVEA.

 

 

 

Assuntos: Sem categoria

Aula 12

·

Caros Estudantes,

Nesta 12ª semana do Curso sugerimos o estudo da última Unidade do livro didático, por meio dela será possível conhecer a importância da Subvenção Social, saber quais instituições são habilitadas para recebê-la e que tipos de projetos podem ser apresentados. Também será possível saber como cadastrar as instituições, onde os recursos poderão ser aplicados e qual roteiro seguir para elaborar projetos.

Boa leitura!

Assuntos: Sem categoria

Aula 11

·

Prezados Cursistas,

Começamos nesta segunda-feira a 11ª semana do Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. As novas atividades que vão estar disponíveis no AVEA referem-se às Unidades 19 e 20, as quais debatem, respectivamente, o Trabalho Infantil e a Mediação de Conflitos.

Ao abordar os conceitos e conseqüências do trabalho infantil, a rede de proteção da criança e do adolescente, as principais modalidades de trabalho infantil verificadas no Brasil e as formas de combate e denúncia, a Unidade 19 evidencia a necessidade de se erradicar o trabalho infantil, haja vista que é um fator de risco para a violência e para o uso de álcool e outras drogas.

A Unidade 20 apresenta os Fundamentos Teóricos da Mediação, além disso, aborda as especificidades dos conflitos intersubjetivos e intrapsíquicos; as diferenças entre disputas, conflitos e violências; a distinção entre mediação e conciliação; e, as diferenças entre a mediação técnica interdisciplinar e a mediação comunitária.

Bons estudos!

 

Assuntos: Sem categoria

Aula 10

·

Prezados Cursistas,

Sugerimos para essa 10ª semana do Curso o estudo das Unidades 17 e 18. Com elas poderemos conhecer o SUSP, o PRONASCI e a triste realidade da violência e da exploração sexual contra crianças e adolescente.

A Unidade 17 aborda a nova perspectiva da Segurança Pública no País apresentando: o conceito de segurança com cidadania, o Sistema Único de Segurança Pública, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e o importante papel dos conselhos comunitários nesse contexto.

A Unidade 18 perpassa as principais formas de abuso sofridas por crianças e adolescentes, apontando, também, como se deve agir para denunciá-las, quais são as formas de combate à violência e os direitos sexuais da criança e do adolescente.

Boa leitura!

Assuntos: Sem categoria

Aula 9

·

Caros Cursistas,

As atividades que serão disponibilizadas nessa 9ª semana do Curso referem-se às Unidades 15 e 16 do livro didático. Por meio delas será possível conhecer as relações da Política Nacional sobre Drogas com as Políticas de Educação e com as Políticas para a Criança e o Adolescente.

Na Unidade 15 são abordadas as principais políticas de educação do Brasil alinhadas aos objetivos da Política Nacional sobre Drogas, sendo destacadas, portanto, as legislações que ancoram a Política Nacional de Educação, a educação como importante papel na redução da demanda de drogas e a ação prática dos conselheiros na prevenção ao uso indevido de drogas na escola.

Na Unidade 16 é apresentado o paradigma da proteção, suas bases legais e os impactos que ele pode causar nas ações e políticas sociais. Assim, também é abordada a evolução histórica das políticas destinadas às crianças e aos jovens da sociedade brasileira; a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nesse contexto; o conceito de proteção do jovem usuário de drogas e; a onda jovem, as políticas subseqüentes e as perspectivas do país.

Bons estudos a todos(as)!

Assuntos: Sem categoria

Aula 8

·

Prezados Cursistas,

Começamos hoje a 8ª semana do Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. As Unidades que sugerimos para seus estudos ao longo desses dias são a 13 e a 14, que abordam, respectivamente, o tema das Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas no Brasil e o das Legislações e Políticas de Saúde relacionadas às diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.

A Unidade 13 destaca o início das políticas públicas sobre o uso abusivo de drogas e as políticas vigentes, traçando um histórico das políticas públicas sobre álcool e outras drogas no Brasil.

A Unidade 14 apresenta a interface existente entre as principais políticas de saúde brasileiras e os objetivos da Política Nacional sobre Drogas. Desse modo, aborda a Política Setorial de Saúde, o Sistema Único de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Programa Saúde da Família (PSF).

Boa leitura!

Assuntos: Sem categoria

Segunda Teleconferência

·

A Segunda Teleconferência do Curso acontecerá no dia 14 de maio de 2010, das 09h30min às 11h30min.

Nesta transmissão, os conteudistas convidados discutirão o tema “Conselhos, participação comunitária e políticas públicas sobre álcool e outras drogas no Brasil”.

A Teleconferência acontecerá ao vivo, na Secretaria de Educação a Distância (SEaD), em Florianópolis, e será transmitida através de streaming, por este Portal.

Assista! Participe!

Assuntos: Sem categoria