Recursos Educacionais

Para que a troca dialógica de conhecimentos e a aprendizagem em EaD seja mais efetiva, a SEaD produz e utiliza vários recursos educacionais, sempre atenta às questões de afetividade e aproximação entre os sujeitos da aprendizagem (conteudistas, tutores, monitores e cursistas). Nesta seção, você encontra mais informações sobre os nossos recursos didático-pedagógicos.

Oficina Virtual

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Na oficina virtual nossos cursistas aprendem a navegar pelas ferramentas didático-pedagógicas do AVA e têm acesso às informações necessárias (cronograma do curso, critérios de avaliação, orientações) para a garantia de uma boa qualidade no processo educacional que permeia a relação entre tutores e cursistas.

topo

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem

Umas das principais ferramentas de ensino na EaD, o AVA contém vários recursos educacionais utilizados nos nossos cursos: fóruns, chats, a biblioteca virtual, o material didático-pedagógico e o tutorial.
Os fóruns (fórum de conteúdo, fórum de avaliação e fórum livre) são espaços que visam estimular a interação entre os cursistas.
Nos chats os cursistas estabelecem, via internet, contatos diretos com seus tutores, em horários previamente estabelecidos.
A biblioteca virtual ou participativa é um lugar para os alunos compartilharem textos, links ou outros tipos de informações referentes ao conteúdo dos cursos.
Por fim, o tutorial é um guia explicativo de navegação no AVA.

topo

Teleconferência

Teleconferência

É um programa de televisão transmitido ao vivo, via satélite, por antena parabólica com o objetivo de ampliar os conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos, oferecendo atualização e aprofundamento com os especialistas da área. A teleconferência traz dinamismo ao curso e aumenta o grau de motivação dos cursistas, pois propicia o intercâmbio de idéias e a oportunidade de conhecer os conteudistas do material impresso.
A interação se dá em tempo real e os cursistas enviam perguntas aos palestrantes que estão participando do programa, criando um espaço dialógico para a troca de informações – veiculadas por e-mail ou telefone – e tornando a teleconferência um dos recursos mais importantes em EaD.

topo

Vídeo-aula (VHS ou DVD)

Vídeo-Aula

A vídeo-aula é uma aula gravada e distribuída a todos os alunos com o objetivo de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo do curso. É um importante recurso didático que auxilia na fixação de conteúdos.

topo

Vídeo-conferência

Vídeo-conferência

Por constituir uma comunicação imediata entre conteudistas e cursistas, a vídeo conferência é um recurso tecnológico que recria uma interação muito próxima da que ocorre na sala de aula, entre professor e aluno.

topo

Material Impresso

Material Impresso

Em uma forma diferenciada e inovadora de educação, pautada fundamentalmente pela comunicação virtual, o livro didático e os demais materiais impressos merecem grande atenção. Ao desenvolvermos nossos materiais, nosso objetivo é garantir uma relação dinâmica que aproxima cursista e tutor na co-construção do conhecimento dentro da perspectiva sócio-construtivista.
Visando o desenvolvimento desse espaço dialógico, o conteúdo é produzido por conteudistas qualificados e a linguagem é adaptada para a EaD. A apropriação do conteúdo é garantida por meio da sugestão de materiais complementares ao livro – sites, referências bibliográficas e questões para reflexão.
Consciente do seu papel na preservação do meio-ambiente, todo o material impresso criado pela SEaD é produzido em papel reciclado.

topo

Sistema de Apoio ao Estudante

Sistema de Apoio ao Estudante

Dois grupos de profissionais compõem este sistema, os tutores e os monitores.
Os tutores são responsáveis pela manutenção de uma comunicação dinâmica e eficaz entre os cursistas. Através da disponibilização do material pedagógico e da mediação nos Chats e Fóruns, os tutores motivam os cursistas a participar efetivamente das atividades dos cursos, auxiliando-os em seus processos de aprendizagem. Os monitores são responsáveis pela divulgação dos cursos, pela sistematização das inscrições, pelo esclarecimento de dúvidas administrativas e pelo envio dos certificados aos cursistas que concluírem o curso.

topo