A SEaD

Tutoria

Ilha de edição

SEaD

Em maio de 2004, sob a gestão do Reitor Lúcio Botelho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das instituições precursoras na implantação da EaD no Brasil e com mais de dez anos de experiência nesta área de ensino, criou a Secretaria de Educação a Distância (SEaD).

Com a missão de garantir qualidade de ensino em todas as etapas de planejamento, implantação e promoção de cursos de extensão em EaD desenvolvidos pela UFSC, a SEaD vem ocupando um lugar de destaque no cenário da educação nacional.

Aliando o uso de tecnologias de informação e comunicação inovadoras ao constante aperfeiçoamento da pesquisa voltada para o planejamento e criação de materiais didático-pedagógicos e educacionais que caracterizam esta modalidade de ensino, firmamos nosso propósito de compartilhar com a sociedade o conhecimento construído na UFSC.

Nossas parcerias institucionais e as temáticas abordadas em nossos cursos, ao longo desses anos, configuram-se como fator de grande relevância para o fortalecimento desta Secretaria no cenário da EaD em âmbito nacional. Afinal, em apenas alguns anos de atuação, já ofertamos mais de 25.000 vagas para capacitação de profissionais, em cursos totalmente gratuitos, nos mais variados setores da sociedade e em todo o território nacional.

Temáticas que envolvem a questão da violência infanto-juvenil (SECAD e Partners of the Americas), o consumo abusivo de drogas e álcool (SENAD), a prevenção de desastres em áreas de risco no Brasil (Defesa Civil) e a formação de educadores em EaD (UNIVIMA), foram trabalhadas nos nossos cursos, proporcionando aos nossos cursistas não apenas uma simples atualização de conhecimento, mas sim, uma nova maneira de ver e (re)pensar a sociedade em que vivemos.

Por meio do trabalho que desenvolvemos em todo o Brasil, temos a convicção de que a SEaD e a UFSC, com seus professores, funcionários e alunos, mais uma vez, reforçam seu principal papel na sociedade: o comprometimento com uma educação voltada para a construção da cidadania brasileira. Assim, é com muito orgulho e satisfação que apresentamos o trabalho que estamos desenvolvendo na SEaD. Com crescente investimento em pesquisa, em tecnologia e com uma equipe multidisciplinar (formada por pedagogos, designers, lingüistas, educadores e profissionais da área da Tecnologia de Informação), temos a certeza de que, passo a passo, estamos nos tornando uma referência de qualidade em EaD no Brasil.


Cícero Barboza
Secretário de Educação a Distância

Carlos Alberto Justo da Silva
Vice-Reitor

Alvaro Toubes Prata
Reitor