A EaD na UFSC




A EaD na UFSC

A UFSC iniciou a modalidade a distância em 1995, privilegiando a pesquisa e a formação de pessoas através de projetos de extensão. Somente no biênio 95/96, a UFSC qualificou funcionários de mais de 2.000 empresas de transporte rodoviário com a transmissão 17 cursos de aperfeiçoamento, formatados em 169 vídeo-aulas geradas por satélite.


Em 2005 um novo desafio para a educação a distância surgiu na UFSC: a implementação do ensino de graduação público a distância. Pela primeira vez na história da instituição foram oferecidos cursos de graduação a distância (em um primeiro momento, apenas Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física). As aulas contam com o suporte de pólos de ensino, construídos em municípios do interior do estado e equipados com computadores, impressoras, laboratórios experimentais, midiateca, sala de tutoria, sala de estudos e auditório para realização das videoconferências, das avaliações presenciais e dos seminários de integração.


Também foi da UFSC a iniciativa de implantar o primeiro mestrado tecnológico por videoconferência no Brasil, integrando o Campus da UFSC com sede industrial da Equitel (Curitiba - PR). A instituição ainda capacitou 7.750 professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de Santa Catarina para o uso de novas tecnologias na educação, através de um ciclo de teleconferências; e produziu em parceria com o SEBRAE o primeiro kit pedagógico brasileiro para a Formação de Jovens Empreendedores, formatado em fitas de vídeo e material impresso distribuídos para escolas técnicas e faculdades do estado de São Paulo.


Além de gerenciar novos processos de educação e comunicação, a UFSC atua também como um núcleo de produção de conhecimento, de pesquisas e relatos acadêmicos sobre educação a distância, gerando novas oportunidades de atuação e de melhoria contínua da qualidade pedagógica das ações educativas que gera e aplica. O planejamento de cada curso oferecido envolve os objetivos de ensino-aprendizagem definidos, a qualidade do conteúdo, as condições de acesso tecnológico dos ambientes de recepção e uma verificação do histórico de aprendizagem das pessoas a serem qualificadas. O objetivo da equipe de trabalho sempre foi fazer educação de qualidade com competência, e isto, graças à pesquisa, tem melhorado a cada nova ação realizada.



Saiba mais: www.ead.ufsc.br